UOL


São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTRADAS

Sistemas de freios de veículos são analisados

Ecovias testa regras para abrir nova Imigrantes ao tráfego de caminhões

DA REPORTAGEM LOCAL

A Ecovias, concessionária do sistema Anchieta-Imigrantes, realizou na madrugada de ontem o último teste de frenagem de veículos na descida da serra do Mar, em São Paulo, pela nova pista da rodovia dos Imigrantes. Desde a inauguração, em dezembro, não pode ser usada por caminhões, ônibus e utilitários de aluguel.
A medida, acrescida da velocidade limitada em 80 km/h, se deve a evitar riscos de acidentes em uma rodovia que tem 40% de sua extensão formada por túneis, declividade de 6% e, ao contrário da Anchieta, com poucas curvas, o que possibilita que os veículos ganhem mais velocidade. A restrição aos veículos comerciais ocorre, segundo a Ecovias, em razão da alta idade dessa frota, o que poderia ocasionar falta de freios e maior número de acidentes.
Os testes realizados servirão justamente para avaliar as condições dos sistemas de freios necessárias para que os veículos comerciais possam trafegar pela nova pista. A intenção é, no futuro, conceder um selo aos veículos que estiverem de acordo com as exigências técnicas (a serem determinadas) que permitam a utilizar os 21 km de extensão da nova Imigrantes.
Os testes estão sendo analisados pela Universidade de São Carlos (UFSCar). O resultado do teste deverá ser divulgado dentro de cerca de 40 dias.


Texto Anterior: Inclusão digital: Associação Cristã de Moços inaugura telecentro gratuito em São Paulo
Próximo Texto: Mortes
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.