São Paulo, domingo, 17 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COISA DE MULHER

Suzui passou a desenhar biquínis e soutiens especiais após mastectomia

Estilista cria lingerie especial

DA REPORTAGEM LOCAL

Aos 31 anos, a estilista e professora de moda Suzui Mattei teve a mama direita extirpada após o diagnóstico de um câncer. Quando saiu à procura de lingeries adequadas à nova realidade, ficou inconformada com o que encontrou. "Eram sutiãs horrorosos, beges, enormes. Decidi que em casa de ferreiro, o espeto não seria de pau", brinca, referindo-se à idéia que teve de desenhar modelos exclusivos a mulheres mastectomizadas.
Das suas mãos saíram sensuais sutiãs meia-taça em renda e alças de silicone, espartilhos e camisolas. Todas as peças, nos tamanhos P, M e G, têm bojo tipo envelope para sustentar as próteses de silicone avulsas. Na parte interna, há forro de algodão para evitar alergia.
Lingeries resolvidas, foi a vez dos biquínis. Carioca e freqüentadora assídua das praias, Suzui conta que resolveu criar a coleção praia quando viu sua prótese ser levada por uma onda em razão de um biquíni não-adaptado. "Fazia um cambalacho, pregava a prótese no biquíni com um alfinete. Depois, usava um top de ginástica por cima."
A confecção dos biquínis segue o mesmo padrão das lingeries, com o bojo tipo envelope, o forro de algodão e uma parte de espuma para igualar o tamanho dos seios. Suzui atualiza as coleções de acordo com a tendência de cada estação. "Na adaptação das peças tenho a preocupação de mostrar sensualidade. É muito importante para a mulher mastectomizada levar uma vida normal", diz a estilista.
Dois anos e meio após a mastectomia, Suzui passou por uma cirurgia plástica de reconstrução da mama e hoje já não precisa mais do modelo especial. "Sempre digo às mulheres que estão passando por esse problema que tudo é passageiro. Sete anos atrás, eu havia perdido minha mama e todo o meu cabelo. Hoje, recuperei os dois", diz a estilista, voluntária do Inca (Instituto Nacional do Câncer) e das campanhas da Sociedade Brasileira de Mastologia. (CC)


Serviço: As peças podem ser encomendadas pelo tel. 0xx/21/9888.7192

Texto Anterior: Método serve para outros tipos de tumor
Próximo Texto: Plantão médico: Anunciada vacina contra malária
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.