São Paulo, domingo, 17 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Problema não é só de Ouro Preto, afirma prefeita

DA AGÊNCIA FOLHA

A prefeita de Ouro Preto, Marisa Sanz (PDT), afirmou que não vê motivo para a cidade entrar na lista de patrimônio em risco da Unesco ou perder o título de patrimônio da humanidade. "Apesar do crescimento desordenado existir, essa é uma característica de todas as cidades patrimônio", disse ela.
Para tentar resolver o problema em Ouro Preto, a prefeita afirmou que o plano diretor da cidade está sendo atualizado. O documento foi elaborado em 1996 mas não foi regulamentado. "Depois que ele for concluído, poderemos votar as leis complementares, como a de uso do solo".
Quanto à ocupação das encostas, Marisa afirmou que 80 famílias que estão em áreas de risco serão removidas para um núcleo habitacional no bairro de Santa Cruz, mas o financiamento ainda está sendo discutido com a CEF (Caixa Econômica Federal).
Segundo ela, será criada uma área de expansão, no distrito de Cachoeira do Campo, com estrutura para receber 50 mil pessoas, a 19 km da sede de Ouro Preto.
A prefeitura contratou a empresa Tectran para fazer um estudo do tráfego da cidade. O primeiro diagnóstico foi apresentado na semana passada e a previsão é de que o projeto seja concluído daqui a dois meses.
Já o diretor do Iphan em Ouro Preto, Benedito de Oliveira, também responsável pela preservação do conjunto arquitetônico e paisagístico da cidade, admitiu que o instituto precisa aprimorar as diretrizes para a aprovação e fiscalização de obras.
Em Brasília, a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Izelize Long, afirmou que está sendo discutida a elaboração de um plano diretor específico para o Plano Piloto. "Nossa preocupação é que o Distrito Federal cresça e descaracterize a área tombada." (FK)


Texto Anterior: Atrações dividem espaço com favelas
Próximo Texto: Em Olinda, natureza é ameaça
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.