UOL


São Paulo, quarta-feira, 17 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Denúncias de cativeiros batem recorde

DA REPORTAGEM LOCAL

O número de reféns libertados por causa de informações repassadas ao Disque-Denúncia bateu recorde em 2003. Foram 14 vítimas resgatadas até ontem, superando a soma dos casos registrados nos dois anos anteriores.
Segundo a assessoria do Instituto São Paulo Contra a Violência, ONG que criou e mantém o Disque-Denúncia, quatro sequestros foram resolvidos em 2001 e oito, em 2002 a partir de informações passadas pela população e repassadas à polícia.
Até o último dia 30, o serviço tinha recebido 457 denúncias anônimas sobre casos de sequestro. No ano passado, foram 2.067 informações sobre o assunto, mas o resultado prático foi menor.
"No ano passado, os sequestros de pessoas mais conhecidas, como o publicitário Washington Olivetto e a filha do apresentador Silvio Santos, fez aumentar o número de denúncias. O diferencial neste ano é a informação de qualidade", disse o superintendente do instituto, Ronildo Machado.
Segundo ele, a qualidade das denúncias é resultado do aumento da confiança da população no serviço. "As pessoas estão perdendo o medo de denunciar porque sabem que o sigilo é garantido", afirmou o superintendente.
Machado vê na redução dos números de sequestros no Estado de São Paulo -inferiores a 2002 e 2001, mas acima dos registrados em 2000- uma oportunidade para controlar definitivamente esse tipo de crime.
"Se caiu, por que não fazer um esforço para chegar a zero?", indagou o superintendente.
Os dois sequestros resolvidos ontem tiveram colaboração do Disque-Denúncia, segundo a assessoria do instituto. Informação passada ao serviço indicou a localização de Willian Franklin de Freitas Vargas, o Willian Fantasma, apontado como o mentor do sequestro do adolescente. A polícia já estava atrás dele desde a semana passada.
Em outro caso, uma pessoa informou ontem a localização de um cativeiro na favela Água Branca, na zona oeste, onde estava uma empresária. O Disque-Denúncia atende nos números 0800-156315, para cidades com código de área 11, e 0/xx/11/ 3272-7373 para as demais cidades.


Texto Anterior: Segurança: Quadrilhas mudam alvo de sequestro em SP
Próximo Texto: Polícia: Ladrões levam R$ 1,2 mi em botox do HC
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.