São Paulo, domingo, 17 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Operação da PF fecha as casas de bingo do Rio

Para a polícia, todas as máquinas caça-níqueis no país são ilegais

4.800 máquinas do jogo e registros de contabilidade das casas de bingo foram apreendidos ontem pela operação Ouro de Tolo

ELVIRA LOBATO
RAPHAEL GOMIDE

DA SUCURSAL DO RIO

Todas as grandes casas de bingo do Rio de Janeiro foram fechadas ontem pela Polícia Federal. Foram lacrados 17 bingos da capital e um de Friburgo, na região serrana, por suspeita de importação ilegal de componentes usados na fabricação de máquinas caça-níqueis, além de outros crimes correlatos, como evasão de divisas e descaminho.
Coordenada pela Delegacia Fazendária do Distrito Federal, a operação revela um entendimento da Polícia Federal de que todas os caça-níqueis no país são ilegais e fruto de contrabando, uma vez que não há fabricação de componentes no Brasil e a importação é proibida. Isso pode levar a ações semelhantes em outros Estados.
A operação de ontem, batizada de Ouro de Tolo, foi feita por mais de 400 homens da PF, em conjunto com a Receita Federal. Segundo o delegado Cristiano Sampaio, da Coordenação Geral de Polícia Fazendária, foram apreendidos 4.800 caça-níqueis e documentos de contabilidade dos bingos.
Os equipamentos foram levados em 90 caminhões para dependências da Marinha.
Segundo o delegado, 13 casas de bingo já haviam sido fechadas em outubro e, no momento, não há nenhuma casa de jogos relevante em funcionamento. Não foram recolhidas máquinas caça-níqueis em funcionamento em bares, padarias e outros pequenos estabelecimentos. Nenhuma pessoa foi presa.

Crime fiscal
Como há divergência de interpretação sobre a legalidade da exploração do jogo pelas casas de bingo, a Polícia Federal, segundo explicou o delegado, optou por se concentrar naquilo que é considerado fora de discussão: o crime tributário.
Segundo ele, os caça-níqueis contêm componentes que não são produzidos no Brasil e cuja importação é ilegal. Partindo desse fato, a PF, a Receita e o Ministério Público Federal pediram o fechamento dos bingos por sonegação fiscal e evasão de divisas. "Há uma movimentação gigantesca de dinheiro sem declaração, o que configura indício de sonegação fiscal", diz.


Texto Anterior: Natal: 25 de março recebe 1 milhão de pessoas
Próximo Texto: Casarão desaba e fere quatro em São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.