São Paulo, domingo, 18 de janeiro de 1998.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Everaldo, tricampeão no México, morreu com mulher, filha e irmã

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
da Agência Folha, em Porto Alegre

Cerca de quatro anos depois de ter conquistado o título de tricampeão mundial de futebol no México em 1970, o lateral-esquerdo Everaldo Marques da Silva morreu em um acidente na BR 290, no Rio Grande do Sul.
No acidente, que envolveu o Dodge Dart de Everaldo e um caminhão, também morreram a mulher do jogador, Cleci, a filha mais nova do casal, Deise, e uma irmã do atleta, Romilda.
Sofreram ferimentos, mas sobreviveram à tragédia, a outra filha de Everaldo, Denise, o tio Jardelino e a cunhada Madalena. O motorista do caminhão fugiu sem prestar socorro.
Everaldo, jogador do Grêmio, morreu na noite de 27 de outubro de 1974, quando voltava do interior para Porto Alegre. Ele estava em campanha para deputado estadual pela extinta Arena. Sua eleição era dada como certa.
O caminhão retornava à estrada após abastecer, e não teria sinalizado. O motorista disse, à época, que sinalizou. Nesse caso, Everaldo não teria visto o caminhão ou não teve tempo de desviar.
O acidente chocou o Estado. Everaldo foi o único gaúcho a participar da conquista da Jules Rimet. É o único titular da seleção de 70, considerada uma das melhores de todos os tempos, que já morreu.
Ele estava com 30 anos, sua mulher, 26, a filha, 2, e a irmã, 24. Denise, a filha que tinha 6 anos e saiu do hospital uma semana depois do acidente, foi criada por parentes.
Hoje, mãe de três filhos e separada, Denise, 29, mora em Restinga, na periferia de Porto Alegre.
Shirley, irmã de Everaldo, disse que o acidente não deixou sequelas na sobrinha, mas declarou que Denise sentiu a falta dos pais à medida que foi crescendo. Ela Não concluiu os estudos.
Shirley tem medo de sair à rua. "Quando o sinal fecha, me certifico se os carros pararam antes para eu atravessar. Quem sabe agora, com multas mais pesadas, a gente passe a viver mais descansada."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.