São Paulo, Terça-feira, 18 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO
Foram escolhidos 32.307 estudantes universitários
MEC divulga os selecionados para financiamento estudantil

da Reportagem Local

O MEC (Ministério da Educação) divulgou ontem a relação dos 32.307 estudantes pré-selecionados para receber o Fies (Financiamento Estudantil), o novo programa de crédito educativo para o ensino superior mantido pelo governo federal.
A relação foi publicada no site do ministério na Internet. Para acessá-la é preciso entrar no site (www.mec.gov.br) e clicar sobre o ícone do Fies.
Esses estudantes devem comparecer 11 de fevereiro às suas faculdades, onde passarão por uma entrevista.
Dependendo do resultado, será confirmada ou não a sua participação no programa.
Os estudantes foram escolhidos na segunda etapa de seleção do programa. Ao todo, estão sendo atendidos 82.409 estudantes.
Os financiamentos são retroativos ao segundo semestre de 99 e totalizam um investimento aproximado de R$ 70 milhões.
A lista divulgada ontem substitui uma outra relação divulgada anteriormente com os resultados do segundo processo de seleção do Fies. Esta relação continha erros porque não incluía 6.000 estudantes que não haviam sido selecionados na primeira avaliação e que, pela lei, deveriam ter sido automaticamente incorporados ao segundo processo de seleção.

Calendário
O MEC ainda não definiu quando será aberta a próxima seleção para o Fies. Segundo o coordenador do programa, Floriano Pesaro, a intenção é criar um calendário em que ela coincida com as matrículas nas universidades,mas pode haver atrasos em 2000.
"Vamos reavaliar o programa, corrigir alguns problemas de informática. Talvez a seleção fique para o começo do segundo semestre." A idéia é atender mais 50 mil pessoas em 2000.
Para o presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Wadson Ribeiro, é fundamental que o Fies tenha um calendário fixo. "A demanda por financiamento no ensino superior é muito grande", diz ele.
A demanda estimada varia entre 200 mil e 400 mil estudantes, segundo entidades ligadas às escolas e aos estudantes.
De acordo com Pesaro, o dinheiro referente aos financiamentos aprovados para o segundo semestre de 99 deverá será liberado até amanhã.
A liberação deverá solucionar o impasse criado em algumas instituições, que estão retendo a matrícula de alunos carentes beneficiados pelo Fies, como é o caso da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) de São Paulo.

Idoneidade cadastral
O juiz federal de Passo Fundo (RS) Rafael Castegnaro Trevisan concedeu liminar (decisão provisória) suspendendo a exigência de "idoneidade cadastral" dos candidatos selecionados ao Fies. A decisão tem validade em todo o território nacional.
A liminar foi concedida em ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal.



Texto Anterior: Marilene Felinto: Dar ou não dar esmolas às classes perigosas?
Próximo Texto: Hoje é último dia de vestibular na UFSCar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.