São Paulo, sexta-feira, 18 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ECONOMIA DE ENERGIA

Relógios devem ser atrasados à meia-noite de sábado

Horário de verão acaba amanhã

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O horário de verão, em vigor desde o dia 2 de novembro, termina à meia-noite de amanhã. Na virada de sábado para domingo, os relógios devem ser atrasados em uma hora em todos os Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e no Distrito Federal.
Do feriado de Finados do ano passado, quando entrou em vigor, até a meia-noite de sábado, o horário de verão terá durado 110 dias, nove a menos do que na temporada anterior.
O principal objetivo do horário de verão é reduzir a demanda de energia elétrica. O governo justifica a adoção da medida como uma forma de melhorar a segurança do sistema elétrico, que opera praticamente sem folga. O Ministério das Minas e Energia esperava uma redução média de 5% na demanda da região Sudeste do país. De acordo com números preliminares da Eletropaulo, válidos apenas para a região metropolitana de São Paulo, a redução alcançada foi de 3,4%.
O adiantamento dos relógios permite um melhor aproveitamento da luz solar durante os dias mais longos do verão.
A medida reduz a sobrecarga do sistema elétrico no período de maior consumo de energia, a partir do pôr-do-sol. A iluminação pública é um exemplo: com o horário de verão, quando a luzes nas ruas começam a funcionar, muitas empresas e escritórios já encerraram o expediente.


Texto Anterior: Clima: Sumaré fica até sete horas sem luz após temporal
Próximo Texto: Vestibular: Fuvest convoca 1.307 em segunda chamada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.