São Paulo, quinta-feira, 18 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Proibição a motos na marginal só começa após abertura de pista

Veto só passará a valer quando as novas faixas forem inauguradas, o que está previsto para o fim deste mês

Já na avenida 23 de Maio, restrição, também sem data definida, deve ocorrer após "corredor Vergueiro" for liberado para as motos

DA REPORTAGEM LOCAL

A proibição ao tráfego de motos na pista expressa da marginal Tietê passará a valer a partir da inauguração das novas faixas da via. Embora ainda não haja data definida, a prefeitura e o Estado estimam a inauguração para o período entre os dias 27 e 29 deste mês.
A Folha revelou ontem que a prefeitura decidiu proibir a circulação de motos na pista expressa da marginal Tietê e na avenida 23 de Maio, no trecho entre o antigo Detran (na região do parque Ibirapuera) e o vale do Anhangabaú.
"A proibição não vai dar certo, dependemos das duas vias. É verdade que elas são perigosas, mas eles deveriam fazer motofaixas no local", diz o motoboy, José Roberto da Silva.
A marginal vai ganhar três novas faixas na pista central -entre a expressa e a local. As obras estão em fase final -ficarão faltando as três novas pontes, previstas para o segundo semestre- e o governador José Serra (PSDB) quer entregá-las antes de renunciar ao cargo para ser candidato a presidente da República.
No caso da 23 de Maio, ainda não há uma data definida para a proibição. Primeiro, será construída uma faixa exclusiva para motos no chamado "corredor da Vergueiro", que inclui a rua Vergueiro e as avenidas Liberdade e Domingos de Morais no trecho entre a avenida Sena Madureira e a praça João Mendes (centro).
A faixa exclusiva já está em obras, com conclusão prevista para meados de abril. A partir de então haverá um período de transição, que a Secretaria Municipal dos Transportes estima em 30 a 45 dias.
Durante a transição, os agentes de trânsito vão orientar os motociclistas que trafegam pela 23 de Maio para usarem o "corredor da Vergueiro". Só então a restrição às motos será implantada -ou seja, entre final de maio e o mês de junho.
Em janeiro de 2008, a gestão Gilberto Kassab (DEM) tentou criar uma faixa exclusiva para motos na 23 de Maio. Na ocasião, a faixa da esquerda foi isolada com cones e apenas motos podiam circular por ali.
A medida agravou a lentidão na via e fez a prefeitura desistir da ideia, que volta agora com a criação da faixa exclusiva no "corredor da Vergueiro", paralelo à 23 de Maio.
Essa será a primeira de oito faixas exclusivas para motos prometidas por Kassab para serem entregues até 2012. O governo ainda não sabe onde vai construir as outras. Já existe uma, criada na primeira gestão de Kassab, na av. Sumaré.
(EVANDRO SPINELLI E ALENCAR IZIDORO)


Colaborou o "Agora"


Texto Anterior: Sisu: MEC diz que não ter 7.124 vagas sem ocupação não é preocupante
Próximo Texto: Kassab quer ir à Justiça contra nova lei do Psiu
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.