São Paulo, quarta-feira, 18 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Pesquisa feita pelo Ministério da Saúde com usuários do SUS mostra que unidades públicas municipais têm nota menor

Hospital universitário é mais bem avaliado

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os hospitais universitários do país são os mais bem conceituados, de acordo com usuários atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Já os hospitais públicos municipais têm a pior avaliação entre os pacientes.
Os dados são da primeira pesquisa feita pelo Ministério da Saúde sobre a qualidade do tratamento dos hospitais públicos.
Das mais de 900 mil cartas enviadas a pessoas atendidas pelo sistema, 110 mil tiveram resposta.
"A pesquisa mostrou que nem tudo é ruim no atendimento hospitalar do país", disse o ministro da Saúde, José Serra.

Prêmio
O levantamento serviu de base para o Prêmio de Qualidade Hospitalar, entregue ontem por Serra. Na pesquisa foram avaliadas as instalações físicas, as equipes médicas e de enfermagem e a maneira como o paciente foi tratado.
Dos nove hospitais premiados na categoria nacional, quatro são universitários: o da USP (Universidade de São Paulo), de Londrina (PR), de Botucatu (SP) e o Hospital das Clínicas de Porto Alegre, ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Em média, o atendimento dos hospitais universitários recebeu nota 8,5. Do outro lado estão os hospitais públicos municipais e os pequenos hospitais, com até 30 leitos, com nota em torno de 7,7.
O ministério pensa em restringir o trabalho dos pequenos hospitais a procedimentos mais simples e em melhorar a qualidade dos serviços com financiamentos.

Restrição
No geral, a avaliação do sistema foi boa. As respostas "bom" e "excelente" somaram 85%; "ruim" e "péssimo" representaram 4%.
Mas a pesquisa mostrou que ainda há grandes diferenças. Os hospitais de cidades pequenas tiveram notas bem inferiores às dos hospitais de cidades grandes.
A região Norte ficou com nota 7,7, enquanto o Sudeste teve 8,3. "O sistema ainda é muito desigual", admitiu Serra.
Dos nove hospitais premiados, seis estão em São Paulo. O Estado teve a maior nota (8,31), ao lado do Rio Grande do Sul (8,30).
0Hospitais premiados: 1. Biocor, Nova Lima (MG); 2. Hospital Universitário de Londrina (PR); 3. Hospital das Clínicas de Porto Alegre (RS); 4. Fundação Pio 12, Barretos (SP); 5. Hospital de Pesquisas e Reabilitação de Anomalias Cranio-faciais, Bauru (SP); 6. Hospital Universitário de Botucatu (SP); 7. Hospital Santa Tereza, Santa Albertina (SP); 8. Hospital Universitário da USP (SP); 9. Instituto do Coração (SP).


Texto Anterior: Há 50 anos
Próximo Texto: Gravidez: Pesquisa mostra efeito das drogas em recém-nascidos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.