São Paulo, quarta-feira, 18 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sul atende mais à legislação

DA SUCURSAL DO RIO

A região Sul se sobressai em relação ao resto do país, com a maior proporção de municípios que atendem a exigências da legislação, com prefeituras mais bem aparelhadas -até pela existência de livrarias (58% dos municípios, contra 35,5% do país).
O Sul também se mostra mais eficiente na arrecadação do IPTU: 23% dos municípios recolheram o imposto de mais de 80% das unidades cadastradas em 1998, contra 13% da média nacional.
Os municípios do Sul respondem pelo mais alto índice de utilização de mapas digitais (14,6% dos municípios, contra 7% da média do país), e se destacam ainda pela oferta de algum tipo de incentivo para a implantação de atividades econômicas.
Os dados são da Pesquisa de Informações Básicas Municipais, de 1999, divulgada ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Enquanto no país 58% dos municípios informaram ter oferecido algum tipo de incentivo fiscal para atrair investimentos, no Sul o número sobe para 79%. São mecanismos como doações de terrenos e isenção do IPTU ou do ISS. O percentual é 44% no Nordeste.
Com o Sudeste, o Sul apresenta a maior quantidade de consórcios intermunicipais formados. Os consórcios têm, por objetivo, reunir recursos de prefeituras vizinhas a fim de atender à população local com serviços de saúde, habitação e educação, por exemplo.
A área de saúde conta com mais consórcios. Segundo o IBGE, 37% dos municípios estão envolvidos. No Sul e no Sudeste, a proporção é respectivamente 57,8% e 58,8%.




Texto Anterior: Salvador tem cadastro desatualizado
Próximo Texto: Prefeituras foram fontes de dados de levantamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.