São Paulo, sábado, 18 de abril de 2009

Texto Anterior | Índice

RIO DE JANEIRO

Chefe de polícia é exonerado por não querer dividir dados sobre violência

DA SUCURSAL DO RIO

O chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Gilberto Ribeiro, foi exonerado ontem pelo secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, por resistir a compartilhar o banco de dados da corporação com outros órgãos de segurança. Ele estava no cargo desde o início do governo Sérgio Cabral e será substituído pelo delegado Allan Turnowski, até ontem chefe do Departamento de Polícia Especializada.
Com a troca, muda o perfil da chefia. Ribeiro é um técnico, coordenador e planejador de ações administrativas; Turnowski é um delegado operacional, que participa de ações pessoalmente.
Ele era assessor direto e homem de confiança de Ribeiro, que o nomeou para uma das funções mais importantes da Polícia Civil. Participou de duas das mais violentas operações da Polícia Civil no atual governo.
Até a conclusão desta edição, Turnowski não havia respondido aos recados da Folha deixados em seu celular. Em nota, José Mariano Beltrame disse que, com Ribeiro, "a Polícia Civil ganhou o respeito da sociedade".


Texto Anterior: Instituto de Nutrição está cheio de sucata
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.