|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Passageiros perdem até 46 minutos nos piores corredores
Tempo perdido daria para assistir a metade de uma partida de futebol ou a quase o capítulo inteiro de uma novela
Para consultor, deveria haver uma faixa a mais para os ônibus na hora do rush; a cidade prioriza o automóvel, em vez do ônibus, afirma
DA REPORTAGEM LOCAL
Os passageiros perdem até
46 minutos nos piores corredores de ônibus de São Paulo.
Daria para ver um tempo de
uma partida de futebol ou quase o capítulo de uma novela.
É o caso da gerente bancária
Rita Freitas, 43, que pega o corredor Inajar-Rio Branco-Centro todos os dias. Se o ônibus
andasse a 18 km/h -em vez de
12 km/h, como atualmente-,
ela pouparia 23 minutos na ida
e outros 23 na volta. "Dava para
fazer um curso, dormir, não fazer nada, sei lá", afirma.
Por que a lentidão nos corredores? Segundo o consultor
Horácio Figueira, a cidade
prioriza o automóvel, em vez
do ônibus. Ele defende, por
exemplo, uma faixa a mais para
os ônibus na hora do rush.
Outra medida para aumentar
a velocidade nos corredores é
permitir que os ônibus controlem os semáforos, por meio de
antenas, afirma. Assim, ônibus
teriam prioridade no fluxo. Curitiba, disse o consultor, adota
sistema semelhante. Ele calcula que seria possível economizar até meia hora de viagem.
Restringir os táxis nos corredores é outra questão importante, diz Figueira, por deixar
mais espaço livre para os ônibus. É a prefeitura que autoriza
a circulação dos táxis nos corredores; a licença atual vale até o
dia 30 de setembro. "E eles ainda cometem irregularidades,
como ultrapassar pela direita e
cruzar a faixa contínua [aquela
que delimita os corredores]."
Também é importante, ressalta o engenheiro Jaime Waisman, reduzir o número de passagens como a do cruzamento
das avenidas Faria Lima e Rebouças, que engarrafam o trânsito e dificultam a passagem no
corredor. A solução ali, diz, é
uma passagem em desnível.
(RG)
Texto Anterior: Nem reforma reduz lentidão de corredor de ônibus em SP Próximo Texto: Novas obras vão melhorar corredores, diz SPTrans Índice
|