São Paulo, domingo, 18 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

[+] saiba mais

Nome veio de alerta dado aos navegantes

DA ENVIADA ESPECIAL A CARAVELAS

"Abram os Olhos." O alerta que navegantes portugueses recebiam pelo perigo de percorrer a área, relatado por historiadores, deu origem ao nome do arquipélago de Abrolhos.
Composto por cinco ilhas -Santa Bárbara, Redonda, Siriba, Sueste e Guarita- dispostas em círculo, o arquipélago se formou a partir de atividades vulcânicas há 50 milhões de anos. Em Santa Bárbara, existe uma base da Marinha que fica permanentemente ocupada. É a única ilha que não faz parte do parque nacional marinho de Abrolhos, criado em 1983.
Os turistas têm permissão do Ibama para conhecer apenas a ilha Siriba. No centro de visitantes do parque, em Caravelas (no continente), há uma réplica de uma baleia jubarte em tamanho natural, com 15 m de comprimento.
A cidade é a principal porta de entrada para o arquipélago. Construções coloniais têm fachadas em azulejos de Macau que datam do século 19, período do auge da economia da cidade por conta do café e do intenso comércio.


Texto Anterior: Outro lado: Cooperativa nega riscos ao ambiente
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.