São Paulo, segunda-feira, 18 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clientes e donos de restaurantes estão divididos sobre a criação do novo selo

DA REPORTAGEM LOCAL

Clientes, donos e gerentes de restaurantes de São Paulo estão divididos sobre a idéia da Secretaria Estadual da Saúde de dar selos a estabelecimentos comerciais e empresas que consigam se manter livres da fumaça do cigarro. Proprietário e chef do Pizza Bros, em Higienópolis, zona oeste, Franco Ravioli, por exemplo, não acha que o selo possa atrair clientes.
"Acho que não dá para ser tão radical. Já temos área de fumantes e de não-fumantes", afirma. Apesar das áreas delimitadas, ele diz que, de vez em quando, algum não-fumante reclama da fumaça alheia.
A produtora Silvia Sartori, 46, que ontem almoçava lá, não chega a reclamar, mas diz se sentir incomodada mesmo quando está na área de não-fumantes. "A fumaça não respeita limites. Não tem nada mais desagradável do que você estar saboreando uma boa comida e sentir o cheiro de cigarro. Eu me tornaria adepta de restaurantes com o selo."
Seu filho, Pedro Sorrentino, 18, também não é fumante, mas discorda da mãe. "Acho ruim você proibir, é discriminatório", diz. "Em bares e restaurantes, acho muito difícil essa medida pegar."
Já Arlindo Coelho, gerente do restaurante Mexilhão, no Bexiga, região central, adoraria ver o selo por lá. "É muita fumaça. Como no domingo tem muita gente, nem conseguimos separar os clientes em alas e tem sempre alguém que reclama. Seria ótimo se ninguém pudesse fumar aqui."
Gerente do Bar da Praça, também em Higienópolis, Herbert Adomeit afirma que o selo até pode ser uma boa idéia, mas não sabe se pode atrair ou afastar clientes. "Aqui a gente se organizou para tentar evitar que a fumaça invada a ala dos não fumantes." Entre as duas áreas, três mesas ficam livres e são destinadas a quem não se importa com o fumo alheio.
Na ala de fumantes, o empresário Joseph Tawil, 53, acendia seu cigarro após o almoço. "A idéia é absurda, passaria longe de um lugar com selo." (DT)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Canhedo é preso acusado de porte ilegal de arma
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.