São Paulo, domingo, 18 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eremita vive personagem em filme vencedor

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O documentário "A Alma do Osso", de Cao Guimarães, vencedor do último festival "É Tudo Verdade", de São Paulo, mostra a vida de um eremita nos dias atuais. Ele narra o cotidiano de Dominguinhos da Pedra, um aposentado que há 41 anos mora em cavernas no interior de Minas Gerais.
Vive sem vizinhos e distante da sociedade. A equipe de filmagem passou 15 dias acampada ao lado de sua casa, em Itambé do Mato Dentro. "Ele passa horas se dedicando aos pequenos rituais diários. Tudo é muito lento", diz Cao Guimarães. O cineasta conta que, para desenvolver o projeto, percorreu vários Estados brasileiros em busca de eremitas.
A TVE do Rio Grande do Sul também produziu, em 2000, o documentário "Eremitas Gaúchos", que mostra a vida de pessoas no Sul do país que optaram por um isolamento quase total. Um dos casos é o de uma senhora de 70 anos que mora na região do pampa gaúcho, perto da divisa com o Uruguai, e é conhecida como a Eremita do Vale das Pedras.
O documentário conta também o caso do técnico em eletrônica Vitor Hugo, 50, que um dia encontrou uma casa enterrada na praia do Cassino, em Rio Grande, e passou a morar lá.


Texto Anterior: "Prefiro minha privacidade", diz Rambo
Próximo Texto: "Se aparecesse uma casa, largava tudo"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.