São Paulo, sábado, 18 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC usa reunião para justificar secretaria

da Sucursal de Brasília

O presidente Fernando Henrique Cardoso aproveitou ontem uma reunião no Palácio do Planalto para justificar a criação da Secretaria Nacional Antidrogas, ligada à Casa Militar. Segundo ele, o órgão foi criado para coordenar 14 programas e agências que lidam com a questão das drogas e não para "esvaziar" as funções da Polícia Federal.
"Não se deseja, de forma nenhuma, diminuir a competência, a eficiência e esvaziar as unidades já existentes, muito menos no caso macro da Polícia Federal", afirmou FHC. "Ao contrário, seria impossível combater as drogas sem uma articulação com a Polícia Federal."
O comentário ocorreu durante a reunião promovida pelo ministro-chefe da Casa Militar, general Alberto Cardoso, e pelo titular da Secretaria Nacional Antidrogas, Wálter Fanganiello Maierovitch, com os 25 presidentes de conselhos estaduais de entorpecentes no Palácio do Planalto.

Integração
FHC apelou ainda para que todos os órgãos do governo atuem de forma integrada a fim de combater o narcotráfico e a lavagem de dinheiro. Pediu ao Banco Central e à Receita Federal que não mantenham "segredos de Estado" e atuem em conjunto com a PF. Na opinião dele, deve haver "comunicação" interna para não "beneficiar os infratores".
Na opinião de FHC, o narcotráfico deve ser uma preocupação de todos os líderes políticos mundiais para que haja uma articulação internacional no combate às drogas.
FHC disse que é necessário haver uma "articulação mundial" porque os narcotraficantes agem de forma integrada. "Há todo um sistema de lavagem de dinheiro, há toda uma articulação de contrabando, de intercâmbio entre drogas e a questão do tráfico de armas", disse. "Até o terrorismo, isso tudo está vinculado de uma maneira extremamente perigosa."
O presidente alertou sobre a existência "dos muitos interesses poderosos" que cercam o assunto.
O presidente destacou a mudança gradual que vem sendo promovida na legislação. Um dos exemplos foi a sanção da lei que trata da lavagem de dinheiro, que ocorreu este ano.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.