São Paulo, sábado, 18 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEIO AMBIENTE

Cetesb adverte cidade em SP por incêndio em aterro

da Folha Campinas

A Prefeitura de Jaguariúna (120 km de São Paulo) será advertida na segunda-feira pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) pelo incêndio que tomou por dois dias o aterro sanitário (lixão) da cidade.
A fumaça provocada pela queima do lixo cobriu alguns bairros de Jaguariúna, chegando até à cidade vizinha de Pedreira.
A Polícia Civil de Jaguariúna está investigando se o incêndio foi criminoso, a partir de um boletim de ocorrência registrado pela própria prefeitura.
Segundo o gerente regional da Cetesb, Hélio César Ungari, 35, a prefeitura não será multada porque não há como comprovar se ela foi responsável pelo incêndio.
"Não houve prejuízos ambientais além do incômodo da fumaça para a população", disse Ungari.
Segundo o gerente, o lixão corre o risco de incendiar novamente devido aos gases que se formam no local, em virtude da presença de matéria orgânica. "Isto pode acontecer em um mês ou em um ano. É difícil prever", disse.
Segundo Ungari, o fogo em lixões pode ser provocado pela incidência de raios solares sobre pedaços de vidro.
Segundo a assessoria da Secretaria de Obras, o fogo foi descoberto por volta das 23h de quarta-feira e só foi totalmente extinto à 1h30 de ontem.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.