São Paulo, Domingo, 18 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POR QUE SOU A FAVOR DA LEI
Essa tal de cidadania

REGINA MONTEIRO
Morar, trabalhar, estudar, se divertir e ter saúde são condições mínimas para se definir uma cidade organizada.
Leis foram criadas para que tais atividades urbanas fossem ordenadas e dessa forma estabelecer a função social dos lotes particulares e públicos, premissa fundamental para garantir o bem estar dos cidadãos.
Porém quis o destino que a sociedade não as cumprisse, ou será que foi o poder público que não soube garantir o cumprimento das leis?
A verdade é que São Paulo é a pior cidade para se morar, todos querem ir embora daqui. Pior cidade? Mas aqui não é a capital mundial da gastronomia? Não é a cidade com a melhor vida noturna do país? Talvez a melhor do mundo? Ah! não, me desculpem. "Só perdemos para Nova York", dizem os mais entendidos.
Tanta lei, tanta regra e ainda temos que ouvir que a "cidade inteira é irregular" e que "ninguém tem licença de funcionamento". Então o que está acontecendo? As leis são muito complexas? Ou o poder público é que não traduz em linguagem fácil para a população algo que tem que ser técnico, facilitando a propina.
Tanta hipocrisia. Algo me diz que chegamos ao limite. Ou a sociedade se mexe e diz o que quer para São Paulo, elegendo e reelegendo políticos que expressem a nossa vontade, ou é melhor que se acabe com toda a estrutura urbana já definida em nossa legislação.
Que venham as anistias! Você que é esperto e já construiu onde não pode, sorria. Realmente valeu a pena. O boboca que atendeu a lei que se dane.
E você que é um chato, e só quer dormir atrapalhando a noite da melhor vida noturna do Brasil, mude. Lugar de silêncio é no mato.
Há mais de dez anos o Movimento Defenda São Paulo vem brigando para que os conflitos das diversas funções sejam administrados de forma harmoniosa e garantindo assim alguma qualidade de vida para os moradores da nossa cidade. Mas nunca foi tão difícil brigar. Estamos pensando somente nos nossos umbigos. Afinal de contas o que é mesmo essa tal cidadania?


Regina Monteiro é vice-presidente do Movimento Defenda São Paulo


Texto Anterior: Cidade não cabe nas horas do dia
Próximo Texto: Sair à noite em SP vira aventura planejada
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.