São Paulo, segunda, 18 de agosto de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Neurologista publicou 7 livros

da Reportagem Local

O neurologista inglês Oliver Sacks se tornou famoso com seus livros que descrevem casos de pacientes com distúrbios neurológicos como autismo, amnésia, daltonismo, entre outros.
Os livros são únicos pela capacidade de transmitir de forma didática para o público leigo conceitos médicos de alta complexidade.
O principal objeto de estudo de Sacks não são as doenças, mas os meios de adaptação individuais por meio dos quais os organismos humanos se reconstroem diante da enfermidade.
No seu modo de ver, as deficiências, distúrbios e doenças têm um papel "criativo", revelando desenvolvimentos, evoluções e formas de vida que talvez nunca fossem conhecidos se não fossem por esses males.
Publicou sete livros, dos quais cinco foram traduzidos para o português pela Cia. das Letras: "Enxaqueca" (1970), "Tempo de Despertar" (1974), "O Homem que Confundiu sua Mulher com um Chapéu" (1985), "Um Antropólogo em Marte" (1995), e seu último livro, "A Ilha dos Daltônicos" (1996). Os inéditos são "Migrane" e "A Leg to Stand On".
Em 1990, "Tempo de Despertar" virou filme homônimo com Robert De Niro e Robin Williams.
Nascido em Londres em 1933, em uma família de médicos -seus pais e dois de seus três irmãos fizeram medicina-, Sacks se formou na Universidade de Oxford, Inglaterra. O neurologista mora em Nova York desde 1960. (AOA)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.