São Paulo, sábado, 18 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Minoria critica programa, diz Tarso

DA SUCURSAL DO RIO

O ministro da Educação, Tarso Genro, disse ontem no Rio que apenas uma minoria das instituições filantrópicas não aprovou o Prouni -programa do MEC que cria vagas públicas em instituições privadas para estudantes carentes, deficientes ou professores da rede pública.
Segundo o ministro, as críticas seriam de instituições que "não cumprem a obrigação de gratuidade e empresas disfarçadas de instituições filantrópicas".
A afirmação foi feita no Rio, antes de sua participação na cerimônia de comemoração dos 150 anos do Instituto Benjamin Constant.
Nesta semana, alguns dirigentes de entidades -entre eles o reitor Jesús Hortal Sánchez (PUC do Rio)- criticaram o programa. Sánchez afirmou que o Prouni diminuiria o número de bolsas parciais dadas pela PUC-RJ.
O ministro disse, no entanto, que sua crítica não era direcionada aos reitores que haviam criticado o programa nesta semana.
"Recebo muito bem essas críticas. Todo debate sobre o Prouni é sadio e democrático. Acho positivo que um projeto dessa envergadura, que abra vagas para alunos que jamais teriam condições de chegar à universidade, tenha recebido críticas de apenas duas ou três instituições, quando, na verdade, há mais de mil envolvidas no programa", disse o ministro.
Sobre o risco, levantado pelo reitor da PUC do Rio, de o Prouni diminuir o número de bolsas parciais concedidas, prejudicando estudantes que têm dificuldades para pagar uma mensalidade integral, Tarso afirmou que as críticas são de quem não "compreendeu o projeto".
"A bolsa é destinada exclusivamente a quem não tem dinheiro. As pessoas que serão beneficiadas não teriam um tostão para pagar a mensalidade e ficariam fora da universidade", disse o ministro.
O programa de bolsas foi instituído por medida provisória na última segunda-feira. A destinação de vagas públicas é obrigatória para instituições filantrópicas e opcional para aquelas com e sem fins lucrativos.


Texto Anterior: Dez professores são detidos no MA
Próximo Texto: Liminar garante moradia a aluno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.