São Paulo, sábado, 18 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PASSADO A LIMPO

Ação faz parte de projeto conjunto para recuperar espaços públicos

Faxina renova escadaria do centro

Moacyr Lopes Junior/Folha Imagem
17.set Parede da escadaria que une a rua Líbero Badaró ao vale do Anhangabaú, em São Paulo, depois da limpeza, que durou cinco meses e foi realizada por ex-ambulantes da região central


DA REPORTAGEM LOCAL

Foram cinco meses de "banho", mas as pastilhas claras e os vidros coloridos do edifício Conde Prates, no centro de São Paulo, enfim voltaram a aparecer, superando o ar decadente da escadaria entre a rua Líbero Badaró ao vale do Anhangabaú.
A ação faz parte do projeto "Tá Limpo", que une prefeitura, Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) e a ONG Ação Local Pátio do Colégio-Boa Vista para recuperar espaços públicos e monumentos na região central.
O trabalho começou em 5 de abril, com testes de removedores químicos para tirar as pichações. Os responsáveis diretos pela limpeza são dez ex-ambulantes, apelidados de "zeladores do centro", que trabalhavam de forma irregular na região e agora formam uma cooperativa.
Todos tinham experiência em áreas relacionadas à construção civil, como pintura e serviços de pedreiro, e cadastro na Secretaria Municipal do Trabalho.
Eles tiveram 30 horas de aulas de história do centro, preservação e técnicas de restauro com arquitetos do Departamento do Patrimônio Histórico. A Emurb (Empresa Municipal de Urbanização) e a Subprefeitura da Sé participam do projeto.


Texto Anterior: Corrida na região do Ibirapuera reunirá estrelas
Próximo Texto: Trânsito: Extensão da Radial Leste será aberta hoje ainda com obra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.