São Paulo, domingo, 18 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa com humanos exige aval de conselho

DA REPORTAGEM LOCAL

O primeiro critério para aprovação de uma pesquisa experimental com seres humanos é avaliar se já existem evidências científicas da eficácia e segurança suficiente para as pessoas envolvidas, já que existe a possibilidade de riscos.
A afirmação é da secretária-executiva do Conselho Nacional de Ética em Pesquisas, órgão ligado ao Ministério da Saúde, Corina Bontempo de Freitas. "É necessário avaliar os riscos, os benefícios e os resultados", afirma Corina.
Segundo ela, o conselho ainda não recebeu nenhum pedido de análise para autorizar as pesquisas envolvendo transplantes de células-tronco em pacientes com ELA (esclerose lateral amiotrófica), doença que atacou o banqueiro paulista que entrou na Justiça para realizar a operação.
"Não sabíamos nem da decisão judicial. Espero que esse seja um caso excepcional porque os hospitais não podem continuar fazendo esse procedimento sem passar pela nossa análise. Esse tipo de experiência ainda depende de nossa aprovação", alertou Corina.

Esclerose múltipla
Ainda segundo Corina, já existem pedidos de pesquisa aprovados para realização de transplante de células-tronco autólogas para tratamento de esclerose múltipla, e não da esclerose amiotrófica.
Depois que um pedido de avaliação dá entrada no conselho, o órgão tem 60 dias para emitir um parecer.
Há casos em que o prazo pode se estender porque os conselheiros entendem que são necessários alguns ajustes ou solicitam consultorias com outros especialistas da área envolvida no processo.
Existem cerca de 450 comitês de ética em pesquisa espalhados pelo Brasil -funcionam em hospitais e universidades.
Todo projeto que envolve pesquisa com seres humanos precisa passar por avaliação nos comitês locais e, em casos especiais, como novos procedimentos e tratamentos de saúde, é necessário que eles passem pela análise e sejam aprovados pelo Conep. (FB)


Texto Anterior: Célula da vida: Médicos planejam testes em dez pessoas
Próximo Texto: Sobrevida breve: Paciente morreu em Ribeirão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.