São Paulo, sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIO 2

Muro em favela é "espaço delimitador", diz Tarso Genro

DA SUCURSAL DO RIO

O muro em construção no morro Dona Marta (Botafogo, zona sul do Rio) não é muro, disse ontem, em visita à favela, o ministro da Justiça, Tarso Genro.
Com 90% da construção pronta, o muro -650 m de extensão e 3 m de altura- está sendo construído, segundo a Prefeitura do Rio e o governo estadual, para evitar a invasão da mata vizinha à comunidade pelos barracos.
"Pelo que estou informado, não são mais muros, né? São divisões que vão ter espaço delimitador. Mas não se adotou aquela tese de fazer um muro de separação física, alto, que separa a comunidade do outro espaço", disse o ministro da Justiça.
Embora estivesse avistando a muralha de um mirante no topo da favela, o ministro insistiu que a construção, visível até da parte baixa de Botafogo, não pode ser considerada um muro.
Para o presidente da associação de moradores do morro, José Mário Hilário, o muro representa "uma forma de segregação". "Precisamos de saúde, educação, lazer, esgoto. Não de um muro", afirmou. (SERGIO TORRES)


Texto Anterior: Rio 1: Governo não consegue atingir meta de redução de homicídios
Próximo Texto: Rio 3: Turista suíço é assassinado em Copacabana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.