São Paulo, quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tribo começou a migrar na década de 50

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A história dos pankararu em São Paulo começou nos anos 50, quando esses índios, expulsos de suas terras por posseiros, migraram em busca de emprego. Fixaram-se na região que mais tarde daria origem à favela Real Parque, trabalhando na construção do estádio do Morumbi e do Palácio dos Bandeirantes.
Com o tempo, a intensificação do fluxo de índios deu origem a verdadeiras aldeias urbanas, encravadas nas favelas de Paraisópolis e do Grajaú (zona sul) e parque Santa Madalena (zona leste).
Em 2000, o então prefeito Celso Pitta quis transferi-los para um conjunto do Cingapura. Eles reagiram, sob o argumento de que a vida reclusa em apartamentos impossibilitaria a realização de suas danças e rituais. Pitta chegou a prometer colocar todas as famílias no mesmo conjunto, mas isso não ocorreu. (KRISHNA MONTEIRO)


Texto Anterior: Cresce migração de índios para favela
Próximo Texto: Vida real: Guarda Civil faz segurança para nova novela da Globo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.