São Paulo, quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Religioso nega ter errado e afirma que "a vida é um risco"

LUISA ALCANTARA E SILVA
DA REDAÇÃO

Após denunciar ter sido vítima de extorsão por parte de um ex-interno da antiga Febem por três anos, o padre Júlio Lancelotti disse ontem não achar que errou. "Se Jesus tivesse tomado muito cuidado, não teria morrido na cruz, né?
Teria morrido idoso numa cama", disse. "Eu acho que a gente deve ser prudente, mas a vida é um risco, o amor é um risco." Sobre as lições que tirou do caso, ele diz ter aprendido que "a gente tem que ser sempre humilde, e saber que somos vulneráveis, e saber que não há amor sem dor e que o sofrimento faz parte da nossa vida". E completou: "E que as pessoas não são como nós queremos".
Ele disse que não sabia que o ex-interno Anderson Marcos Batista tinha ficha na polícia. Questionado se sabia que o ex-interno agredia a mulher, respondeu: "Isso eu sabia. Há muitos boletins de ocorrência, mas ela retirava a queixa". Sobre os bens de Batista, o religioso disse, inicialmente, não saber se ele era rico. Quando questionado mais uma vez, ele disse que "para isso existe um inquérito na polícia. Eu não sou o juiz".
A Folha entrevistou o padre Júlio no final da tarde de ontem, na catedral da Sé, depois da missa em que o arcebispo de São Paulo dom Odilo Scherer comunicou que o papa Bento 16 irá nomeá-lo cardeal. Mais tarde, por telefone, o pároco afirmou que vai aceitar a oferta de proteção policial. Serão deslocados policiais para fazer ronda em sua casa e acompanhá-lo em alguns eventos. O padre Júlio comprou recentemente um imóvel vizinho à Casa Vida 2, na Mooca (zona leste), entidade que acolhe crianças portadoras de HIV.
No novo espaço, ele quer fundar uma república para acolher jovens de 18 e 19 anos.


Colaborou GILMAR PENTEADO, da Reportagem Local


Texto Anterior: Acusado no caso do padre Júlio comprou cinco carros de luxo
Próximo Texto: Outro lado: Segundo advogado, ex-interno nega extorsão e afirma que denúncia contra ele é vingança
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.