São Paulo, sábado, 18 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SERGIPE

Desabrigados esperam casa há cinco meses

RENATA BAPTISTA
DA AGÊNCIA FOLHA

Cerca de 130 pessoas desabrigadas após uma enchente ocorrida em maio, em Maruim (37 km de Aracaju), esperam casas prometidas pelo governo amontoadas em um espaço alugado pela prefeitura.
Em nove salas de, em média, 50 metros quadrados cada, 33 famílias dividem espaços usando lençóis. Há oito vasos sanitários em dois banheiros. Ao todo, 250 pessoas ficaram desabrigadas na cidade.
Segundo a secretária municipal da Assistência Social, Tânia Maynart, todas foram alojadas no ginásio de uma escola após a enchente. Com a retomada das aulas, elas foram transferidas para a paróquia da cidade, que aluga o espaço por R$ 100 mensais.
Outros 120 desabrigados aguardam a nova casa com parentes e amigos ou em imóveis alugados. Segundo a secretária, a prefeitura paga ainda três refeições diárias e material de limpeza aos desabrigados. O gasto total por semana é de R$ 3.000.
Em uma das salas, vivem quatro famílias -19 pessoas. Maria Dória Santos, 40, mora no local com o marido desempregado, três filhos e um cachorro. O filho mais novo, Josevaldo, tem cinco meses de idade. Nasceu após a enchente e ganhou berço e enxoval por doações.
A lavadeira Ivonete dos Santos, 54, disse que já foi ameaçada de morte por outra moradora e que, por isso, foi transferida com a irmã para outra sala. [
"Se não fosse o vigilante, não sei o que teria acontecido. Ela já me ameaçou com faca e com pedaço de pau", disse Ivonete.
O governo do Estado disse que deve entregar as casas -a previsão é de 79 imóveis- em três a quatro meses. As obras das casas começaram no início do mês. De acordo com o projeto, cada casa terá 36 metros quadrados.


Texto Anterior: Deslizamentos de terra atingem duas casas em Santa Catarina
Próximo Texto: Violência: PM é investigado por suspeita de matar travesti
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.