São Paulo, sábado, 18 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deslizamentos de terra atingem duas casas em Santa Catarina

Defesa Civil de município faz a contenção das encostas de morros sob risco

PABLO SOLANO
DA AGÊNCIA FOLHA

Deslizamentos de terra provocados pela chuva atingiram duas casas na manhã de ontem em Rio do Sul (182 km de Florianópolis). Em uma casa, uma família foi retirada. Na outra, um carro foi soterrado. Ninguém se feriu.
Uma das casas atingidas fica no bairro Santa Rita. O deslizamento provocou uma rachadura na parede, o que obrigou os moradores a se abrigarem em casa de parentes. No bairro Cantagalo, o deslizamento soterrou a garagem de uma casa, e o veículo que estava no local foi danificado.
O coordenador da Defesa Civil do município Rio do Sul, Aléssio Pereira, descartou risco de novos desabamentos. Ele disse que foi providenciada a contenção das encostas de morros sob risco. A Prefeitura de Rio do Sul também fechou comportas no rio Itajaí-Açu para evitar enchentes na cidade.

Retirada
No final da tarde de ontem, a Defesa Civil se preparava para o possível deslocamento de famílias que vivem em um bairro próximo ao rio. A operação seria iniciada caso o nível do Itajaí-Açu subisse mais 70 cm, atingindo sete metros. Porões de casas na região já estavam inundados.
As chuvas também provocaram a interdição de uma pista da BR-116, nas proximidades de Monte Castelo (370 km de Florianópolis), entre 10h45 e 12h e ontem.
De acordo com o consórcio Autopista Planalto Sul, que administra a rodovia, a queda de pedras de uma barreira provocou o fechamento da pista.


Texto Anterior: Horário de verão começa à meia-noite
Próximo Texto: Sergipe: Desabrigados esperam casa há cinco meses
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.