São Paulo, domingo, 18 de outubro de 2009

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ENADE

ARMANDO CORBANI Uma conversa mais séria com o Ministério da Educação pode separar algumas amarras [que impedem a participação da USP no Enade], condicionar modificações de indicadores e permitir que a universidade entre num processo de diagnóstico e melhore seus cursos.

FRANCISCO MIRAGLIA Em relação ao Enade, a deliberação da USP de não participar está correta. O que não significa que a gente não possa aperfeiçoar esses tipos de controle. Por outro lado, é preciso reconhecer que o profissional se torna competente é por meio do trabalho [e não apenas pelo estudo universitário].

GLAUCIUS OLIVA A USP não tem o direito de isentar-se de contribuir com a educação brasileira. Contribui participando do sistema nacional de avaliação. Um papel, interno, é corrigir rumos. Outro papel, externo, é dar exemplos de qualidade para o resto do país. O Enade tem defeitos, mas podem ser modificados.

JOÃO GRANDINO RODAS A universidade precisa ter uma avaliação própria da sua graduação, feita de forma científica, mas não com o objetivo de negar a avaliação do Ministério da Educação [o Enade]. A Universidade de São Paulo tem que participar de todas as avaliações [incluindo o Enade], embora possa criticá-las.

RUY ALTAFIM A USP não está atrelada ao Ministério da Educação [que aplica o Enade], mas ao Conselho Estadual de Educação. Temos nossas comissões de avaliação. Não significa que nós não iremos participar [do Enade]. Já existe um certo entendimento dentro da USP para que possamos participar, mas antes é preciso aprimorá-lo.

SONIA PENIN A Universidade de São Paulo não pode se avaliar apenas sozinha. Temos que ter parâmetros em nível nacional [e participar do Enade, que é aplicado nacionalmente]. Mas é claro que não existe avaliação perfeita em lugar nenhum. Por isso, é preciso fazer críticas constantes aos sistemas de avaliação, discuti-los e trabalhá-los.

SYLVIO SAWAYA A avaliação [como o Enade] se faz por indicadores. E indicadores são elementos de um projeto [de educação] desejado. A minha impressão é que você não faz avaliação se você não tem projeto de educação. Essa é uma questão foi sonegada o tempo inteiro.

WANDERLEY MESSIAS Tenho dificuldade para aceitar a USP no Enade. Trabalhei no MEC, e a merenda era centralizada. Demoramos para descobrir que a criança do Amazonas não gostava da merenda produzida em Curitiba. O Brasil é grande e diversificado. A avaliação também não pode ser centralizada.


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