São Paulo, Sábado, 18 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos e Guarujá esperam 1 milhão nas praias no dia 31

FAUSTO SIQUEIRA
da Agência Folha, em Santos

Uma multidão de cerca de 1 milhão de pessoas ocupará os 7 quilômetros de praias de Santos e os 16 quilômetros da orla do Guarujá no réveillon. A estimativa é das prefeituras, que prepararam esquemas especiais.
No Guarujá, a população de 238 mil habitantes deverá saltar para 1 milhão, dos quais 500 mil deverão passar o réveillon na praia.
Em Santos, a Secretaria de Turismo estima que, aos 420 mil moradores fixos, se juntarão pelo menos outros 400 mil. Desse total, de 500 mil a 600 mil deverão procurar as praias na noite do dia 31.
As duas cidades prometem espetáculos de queimas de fogos. No Guarujá, o show pirotécnico vai durar 30 minutos e acontecerá em sete pontos diferentes da orla.
Santos vai lançar os fogos de 12 pontos. A festa vai começar às 20h do dia 31, com apresentações de orquestras nas praias do José Menino, Boqueirão e Aparecida.
A escolha das orquestras -em vez de grupos de Carnaval- tem o objetivo de desestimular a ação das gangues juvenis. "Queremos levar as famílias para dançar na orla", disse o secretário de Turismo, Luiz Guimarães.
O esquema de segurança vai mobilizar, nas duas cidades, a Polícia Militar, a Polícia Civil e as guardas municipais.
O comandante da PM em Santos, tenente-coronel Renato Ferreira da Cruz, informou que todo o efetivo local -reforçado por equipes do interior- estará nas ruas na passagem de ano. Ele não revelou a quantidade de homens por razões "estratégicas".
No Guarujá, haverá 30 postos elevados de observação, de um metro de altura, ao longo da praia. Em cada um estará um policial munido de rádio-comunicador. No total, irão para as ruas 650 PMs e 120 homens da Guarda Emergencial, da prefeitura.



Texto Anterior: Fim-de-semana: Motoristas terão três pistas para descida ao litoral hoje
Próximo Texto: Trânsito: Multas de rodízio caem 21% em 99
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.