São Paulo, Sábado, 18 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRÂNSITO
Operação volta dia 1º de fevereiro
Multas de rodízio caem 21% em 99

ARIEL KOSTMAN
da Redação

O número de multas do rodízio municipal deste ano, que terminou às 20h de ontem, ficou 21% menor, na média mensal, em relação à operação no ano passado.
De janeiro a novembro de 99, foram aplicadas 409.423 multas. Por mês, em média, isso representa 45.491 autuações. Em 98, a média mensal era de 57.435. A diferença é que o rodízio deste ano durou nove meses. Em 98, foram cinco meses de operação.
Segundo o diretor de operações da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Luiz Carlos Cunha, a queda ocorreu porque os motoristas estão respeitando mais a operação. "Não houve redução na fiscalização."
Em 2000, o rodízio não deve ter grandes modificações, de acordo com Cunha. "A diferença é que no ano que vem, pela primeira vez, a operação não será suspensa em julho. A inclusão de julho não depende de aprovação na Câmara Municipal, basta um decreto do prefeito Celso Pitta."
A Operação Horário de Pico -nome oficial do rodízio municipal de veículos- será retomada no dia 1º de fevereiro. A operação acontece das 7h às 10h e das 17h às 20h, de segunda a sexta.
A multa por desrespeitar a restrição é de R$ 78,16.
A infração é considerada média e o motorista recebe quatro pontos no prontuário.
A carteira de habilitação é suspensa quando o motorista atinge o limite de 20 pontos no prazo de um ano.
A adesão dos motoristas ao rodízio permanece elevada. Segundo a CET, 90% dos motoristas respeitaram a restrição no período da manhã este ano.
No ano passado, o índice foi de 93%. À tarde, a adesão ficou em 86% em 99 (igual à de 98).
O rodízio responde por 14% do total de multas aplicadas em São Paulo. De janeiro a novembro de 99, foram aplicadas 2.908.593 autuações na cidade. O excesso de velocidade responde por 603.800 multas (21% do total).


Texto Anterior: Santos e Guarujá esperam 1 milhão nas praias no dia 31
Próximo Texto: Número de telefones fixos cresce 8% no país, diz Anatel
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.