São Paulo, Sábado, 18 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Número de telefones fixos cresce 8% no país, diz Anatel

da Sucursal de Brasília

Os protocolos de compromisso assinados pelas operadoras de telefonia fixa com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informam que o Brasil já possui 27,042 milhões de telefones fixos em funcionamento (residenciais e comerciais).
Esse número, que se refere a novembro, representa um aumento de 8,21% em relação ao previsto para o mês passado (24,988 milhões de aparelhos fixos).
No mercado de telefonia celular, existem 13,5 milhões de aparelhos em serviço -também segundo a Anatel.
Desse total, 73% representam aparelhos que operam na chamada banda A (das antigas companhias estatais do extinto Sistema Telebrás, privatizado em julho do ano passado). Os 27% restantes estão sendo operados pela banda B (das empresas criadas para competir com a banda A).
Os dados divulgados ontem foram considerados satisfatórios pela Anatel, pois vários indicadores estão acima do que era esperado para novembro.
O número de telefones públicos em funcionamento, por exemplo, superou em 0,7% o esperado (713 mil atuais contra 708 mil esperados para novembro).
A taxa de digitalização da rede de telefonia fixa está em 83,92%, quando o esperado era uma digitalização de 77,84%.
Todos esses dados são processados pela Anatel a partir de informações fornecidas pelas próprias operadoras. A agência, explica seus conselheiros, não tem condições de verificar se as informações repassadas pelas operadoras são verídicas.
Quanto às reclamações dos usuários, os números apresentados dizem que a cada mil contas emitidas em todo o país, 4,88 provocam reclamações dos usuários (esperava-se fossem 5,18 contas por cada mil).


Texto Anterior: Trânsito: Multas de rodízio caem 21% em 99
Próximo Texto: Previsão do trânsito: Rua do Brás será interditada hoje
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.