São Paulo, segunda-feira, 18 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Experiência cria independência

ESPECIAL PARA A FOLHA

Frederico de Moura Pedro, 11, já participou de dois acampamentos de férias. "É divertido. A gente fica bem à vontade e brinca muito", afirma, acrescentando que sempre há novos jogos e atividades.
Sua mãe, Suzete de Moura Pedro, informa que visitou vários acampamentos em cidades do interior de São Paulo próximas à capital antes de decidir para qual o menino iria. Ela conheceu as instalações (quartos, cozinha etc.), informou-se sobre o objetivo do acampamento, o programa a ser seguido, cardápio, enxoval a ser levado etc.
Mesmo com todo esse cuidado, diz que ficou bastante tensa quando Frederico foi acampar pela primeira vez. "Meu pescoço ficou duro e ligava todos os dias para saber como ele estava."
O primeiro acampamento de Frederico aconteceu quando ele tinha 9 anos e era só de recreação. "Tinha um pessoal que ficava inventando brincadeiras o tempo todo. A gente jogava futebol, usava arco-e-flecha, andava a cavalo, nadava e mais um monte de coisas", relembra.
O segundo acampamento do qual Frederico participou foi no ano passado e era de cunho religioso. Ele diz que à tarde havia um horário para cantar música religiosa e outro para ler a Bíblia e interpretar o que tinham lido. O resto do tempo era livre ou havia algumas atividades coordenadas pelos monitores.
Segundo Frederico, o acampamento foi dividido em duas faixas etárias: uma de crianças até 12 anos e outra para crianças maiores de 12 anos.
"Um amigo meu só tinha 12 anos, mas quis ficar com os maiores de 12 anos e se deu mal. Quando ele estava dormindo, os meninos mais velhos pintavam as unhas do pé dele, punham pasta de dente atrás de sua orelha e de seu pescoço. Ele ficava parecendo um palhaço e todos riam dele", conta.


Texto Anterior: Consumo: Peça indicação sobre acampamento de férias
Próximo Texto: A cidade é sua: Atraso em vôo irrita passageira que fica quase quatro horas presa em avião
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.