UOL


São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

URBANISMO

Congonhas terá edifício-garagem com 3.400 vagas

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), Carlos Wilson Campos, apresentou ontem o projeto de reforma do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. As mudanças incluem a ampliação do terminal de passageiros e a construção, até julho de 2004, de um edifício-garagem, com capacidade para 3.400 vagas. As novidades estão expostas em uma maquete no saguão central do aeroporto desde ontem.
Essas propostas existem desde 1997, mas estavam suspensas devido a protestos do Movimento Defenda São Paulo, que entrou com uma ação contra a Infraero e a prefeitura na Justiça para impedir o início das obras.
A ação foi suspensa em fevereiro de 2002, após a criação de um termo de compromisso entre a ONG e a Infraero, no qual eram estabelecidos os critérios para a realização da reforma, como a manutenção da praça Comandante Lineu Gomes.
Há uma semana, porém, o movimento entrou com ação cautelar, alegando que a Infraero descumpriu o acordo ao não realizar um estudo de impacto ambiental.
Segundo o presidente da Infraero, essas mudanças não ferem o acordo (referem-se, por exemplo, à fachada adotada) e o estudo de impacto ambiental está sendo realizado. "O estudo tem que preceder a obra. Se o estudo mostrar que ela é inviável, eles vão demolir o que foi feito?", questiona o advogado da ONG, Marcus Vinicius Gramegna.
A reforma do terminal começou em abril e inclui a instalação de oito pontes de embarque, 15 novos pontos de "check-in" e a ampliação da área de embarque (de 2.950 m2 para 7.100 m2) e desembarque (de 1.300 m2 para 2.800 m2), além de esteiras de bagagem e elevadores.
O edifício-garagem será no local onde atualmente existe o estacionamento. A ampliação será possível por meio de dois andares subterrâneos, um térreo e um mezanino. Serão 2.550 vagas cobertas e 850 em área descoberta.
As obras têm o alvará da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Planejamento, segundo a Infraero.


Texto Anterior: Administração: Projeto pode beneficiar garagem irregular
Próximo Texto: Panorâmica - Mulher: Grávida terá passe grátis para ir a posto de saúde
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.