São Paulo, quarta-feira, 19 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instrutor e examinador passarão por "provão"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Departamento Nacional de Trânsito começa a aplicar em maio um "provão" para instrutores de auto-escolas, a fim de traçar um perfil dos profissionais e atribuir conceitos aos estabelecimentos, com base no conhecimento de seus professores. De início, serão avaliados 4.000 instrutores -cerca de 10% do total do país.
"O que eles [instrutores] ensinam hoje é a operar pedais; formam operadores de máquinas e não condutores. Os condutores precisam saber de sua responsabilidade civil", disse Ailton Brasiliense, diretor do Denatran.
É a primeira vez que o governo se volta para as auto-escolas, atuais Centros de Formação de Condutores. Até hoje não se sabe o total de instrutores cadastrados no país. Em 2006, o provão deve atingir todos esses profissionais.
A idéia do Denatran é divulgar na internet e nas auto-escolas o resultado dos instrutores, na forma de conceitos (A, B, C, D), para que se conheça o grau de excelência do estabelecimento, que será classificado segundo a média dos instrutores que nela trabalham.
A cada ano são emitidas cerca de 1,7 milhão de carteiras de habilitação, e os CFCs recebem cerca de 2 milhões de alunos.
A prova vai se chamar Enit (Exame Nacional de Instrutores de Trânsito) e terá uma versão para os examinadores dos Detrans estaduais, chamada Enet. Vai custar R$ 496,5 mil e será aplicada pela Fundação Carlos Chagas, que receberá ainda R$ 607,9 mil para elaborar um banco de dados com mil perguntas relativas a trânsito.
Os Detrans estaduais vão fornecer o cadastro de todos os profissionais e, a partir daí, a Carlos Chagas sorteará os instrutores a serem avaliados no primeiro Enit. Haverá 50 questões sobre legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros, ambiente, cidadania e noções básicas de mecânica.
Serão avaliados ainda 200 examinadores dos Detrans. No caso de professores mal avaliados, haverá programas de reciclagem e aprendizado pela internet. Para examinadores, haverá duas opções, diz Brasiliense: "recicla ou afasta da função". (IURI DANTAS)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Em SP, sindicato apóia a medida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.