São Paulo, segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

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Consumo

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Professor paga por excesso de bagagem que não chegou

DA REPORTAGEM LOCAL

Arlindo da Silva Lourenço embarcou em 13 de outubro rumo a Moçambique, com escala em Lisboa, pela TAP (Transportes Aéreos de Portugal). Em decorrência de excesso de peso na bagagem, precisou pagar R$ 975.
"Levava, àquela ocasião, uma mala de viagem e mais dois embrulhos que continham materiais de pesquisa e materiais pedagógicos que utilizaria em um curso."
Ao chegar, o embrulho que continha todo o material de uso no curso não apareceu. No aeroporto de Maputo, Lourenço fez a reclamação e aguardou pelo pacote os 15 dias em que permaneceu no país. No Brasil, a TAP pediu que esperasse mais alguns dias. Passados 43 dias da primeira reclamação, não obteve uma resposta sobre o ressarcimento do material.
"Paguei por um excesso de peso que não me chegou no destino e perdi a maioria do material didático que levei ao curso que lecionei em Moçambique. Isso prejudicou meus alunos, que tiveram aulas sem uma boa parte do material oferecido."

Resposta: A TAP (Transportes Aéreos de Portugal) informa que a situação de Arlindo da Silva Lourenço foi resolvida em 13 de dezembro, quando ocorreu a indenização de um dos volumes, que não foi localizado. "A rede da TAP cobre 46 destinos em 27 países, aos quais acresce outros destinos servidos em code-share com companhias parceiras. A companhia oferece em média 1.400 vôos semanais."

SITE ENTREGA MADEIRA EM VEZ DE IMPRESSORA
Adriana de Paula Silva conta que adquiriu no site Submarino um kit composto por uma máquina fotográfica digital da HP, mais uma impressora multifuncional da mesma marca por R$799. Na entrega chegaram duas caixas, uma com a impressora e a outra, na qual deveria estar a máquina fotográfica, continha dois pedaços de madeira. "Indignada telefonei ao Submarino, reclamando. Dois dias depois coletaram a caixa, mas até o momento não solucionaram o caso. Já entrei em contato por e-mail e pelo atendimento on-line, mas a única resposta que tenho é que devo aguardar. Estou muitíssimo decepcionada"

Resposta: O Submarino informa que providenciou o envio de um novo produto para a cliente, solucionando a questão em comum acordo.

CLIENTE TEM PROMOÇÃO DA TIM CANCELADA
Sônia Aparecida Caires Andrade reclama porque entrou em uma promoção da TIM para falar 500 minutos de graça mediante recarga mensal de R$ 25, mas teve a participação cancelada, sem ser avisada pela empresa. Ela considera o procedimento indevido. "Entrei em contato com a TIM, e foi um empurra-empurra. No final, informaram que eu não havia recarregado por dois meses, e que por isso minha participação foi cancelada. O problema é que uma confusão nas datas registrou dois créditos em um mês só", explica a consumidora.

Resposta: Em nota, a TIM informou que entrou em contato com a cliente e que seus "dois acessos não estão mais cadastrados na promoção, uma vez que não foi inserida a recarga mínima mensal, prevista no regulamento".


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