São Paulo, sábado, 19 de maio de 2001

Texto Anterior | Índice

RIO GRANDE DO SUL

Depoimentos foram à CPI da Segurança

Delegados acusam o governo de envolvimento com o jogo do bicho


CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Dois delegados acusaram o governo do Rio Grande do Sul de envolvimento com o jogo do bicho durante depoimentos prestados anteontem à CPI da Segurança, na Assembléia Legislativa.
O Executivo teria armado um esquema para prover programas sociais com dinheiro originário de bicheiros.
O delegado Farney Goulart, que dirigiu o Departamento de Investigações Criminais entre janeiro e maio de 1999 -início do governo Olívio Dutra (PT)-, disse que o assunto foi comentado pelo chefe da polícia à época, delegado Luiz Fernando Tubino, em reunião do Conselho Superior de Polícia.
Conforme o depoimento de Goulart, o governo e o PT arrecadariam fundos com bicheiros para investir em obras sociais.
O delegado Nelson Soares confirmou a versão do colega, acrescentando que Tubino lhe dissera, em outra oportunidade, que o dinheiro teria o governador e obras sociais da primeira-dama como beneficiários. O jogo do bicho é proibido no país.

Outro lado
A Agência Folha tentou ouvir Tubino, mas o Conselho Superior de Polícia, que ele integra, informou que o delegado está afastado para tratamento de saúde.
O líder do governo na Assembléia, Ivar Pavan (PT), disse que os delegados tentaram "confundir a opinião pública".



Texto Anterior: Rio: Traficantes fecham comércio e ruas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.