São Paulo, quarta-feira, 19 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONSUMO

60% das padarias de SP têm embalagens irregulares

DA REPORTAGEM LOCAL

Doces e salgados fabricados pelas padarias nem sempre custam o que deveriam, caso o preço informado na embalagem estivesse certo.
É o que constatou um trabalho do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas) ao encontrar irregularidades em 60% das 202 padarias fiscalizadas no Estado de SP.
Elas terão dez dias para apresentar defesa ou serão multadas em até R$ 50 mil.
Na capital, 28 de 39 padarias visitadas foram autuadas. Entre elas a Galeria dos Pães, nos Jardins, e a Juliet, na rua da Consolação. Nesta, faltavam 22 gramas em uma torta de goiaba -que pesa em torno de 500 g e vale cerca de R$ 7. Embalagens de bolos não traziam o peso.
Segundo o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula, as entidades representativas do setor serão procuradas pelo instituto, que quer propor treinamento e outras ações.
Para Antero Pereira, presidente do sindicato da panificação, as diferenças de peso ocorrem porque as padarias ainda são muito artesanais e nem sempre seguem recomendação de marcar um peso acima do real após a fabricação de um bolo, prevendo uma provável desidratação.

FOLHA ONLINE
Veja a lista de padarias autuadas
www.folha.com.br/101388



Texto Anterior: Depoimento: Cinema não resistiu à degradação do centro de SP
Próximo Texto: Frio no Sul: Ciclone extratropical provoca chuva e ventos no RS e em SC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.