São Paulo, terça, 19 de maio de 1998

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Associação comercial tem sistema parecido

da Reportagem Local

A Associação Comercial de São Paulo, que administra o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), considera positiva a iniciativa da polícia de bloquear RGs com problemas. A entidade oferece um serviço semelhante.
"Qualquer iniciativa que proteja o lojista e o consumidor é importante", disse Hércules Watanabe, gerente do serviço de recuperação de crédito da associação.
Segundo ele, o novo serviço da polícia poderá contribuir para diminuir a abertura de crediários fantasmas. Watanabe, no entanto, não dispõe de dados que mostrem o tamanho do problema. "Essas fraudes acontecem, mas não posso dizer com que frequência."
De acordo com o gerente, não há como evitar que o nome de uma pessoa vá parar na lista negra do SPC se um estelionatário usar o RG dela para abrir um crediário.
Na maioria dos casos, afirma Watanabe, o consumidor só fica sabendo da restrição ao seu nome no SPC quando vai abrir algum crediário. Quando isso acontece, a pessoa lesada deve procurar o SPC munida de um documento, geralmente boletim de ocorrência, que comprove a perda ou o roubo da carteira de identidade.
"Depois, nós fazemos uma intermediação entre o consumidor e o associado (lojista) para solucionar o assunto", disse Watanabe.
Normalmente, segundo o gerente, o caso é resolvido sem que o consumidor tenha de pagar o débito. "Não é justo uma pessoa ser prejudicada duplamente."
A associação comercial já oferece um serviço semelhante ao que a polícia vai implantar. Segundo Watanabe, toda pessoa que perde um documento ou talão de cheques pode procurar a entidade.
Ao receber a informação, a associação coloca um alerta no sistema. Assim, quando o lojista consulta o SPC para checar se um consumidor que quer abrir um crediário é inadimplente, ele é avisado no caso de alguma restrição.
O consumidor pode avisar a entidade pessoalmente ou por meio do telefone 0800-111522 (a ligação é gratuita). Se optar pelo telefone, que agiliza o processo, a pessoa precisa, depois, fazer uma confirmação por escrito, levando uma cópia do boletim de ocorrência até a sede do serviço, na ladeira General Carneiro, 79, no centro. (CA)



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