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Associação comercial tem sistema parecido
da Reportagem Local
A Associação Comercial de São
Paulo, que administra o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), considera positiva a iniciativa da polícia de bloquear RGs com problemas. A entidade oferece um serviço semelhante.
"Qualquer iniciativa que proteja o lojista e o consumidor é importante", disse Hércules Watanabe, gerente do serviço de recuperação de crédito da associação.
Segundo ele, o novo serviço da
polícia poderá contribuir para diminuir a abertura de crediários
fantasmas. Watanabe, no entanto,
não dispõe de dados que mostrem
o tamanho do problema. "Essas
fraudes acontecem, mas não posso dizer com que frequência."
De acordo com o gerente, não há
como evitar que o nome de uma
pessoa vá parar na lista negra do
SPC se um estelionatário usar o
RG dela para abrir um crediário.
Na maioria dos casos, afirma
Watanabe, o consumidor só fica
sabendo da restrição ao seu nome
no SPC quando vai abrir algum
crediário. Quando isso acontece, a
pessoa lesada deve procurar o SPC
munida de um documento, geralmente boletim de ocorrência, que
comprove a perda ou o roubo da
carteira de identidade.
"Depois, nós fazemos uma intermediação entre o consumidor e
o associado (lojista) para solucionar o assunto", disse Watanabe.
Normalmente, segundo o gerente, o caso é resolvido sem que o
consumidor tenha de pagar o débito. "Não é justo uma pessoa ser
prejudicada duplamente."
A associação comercial já oferece um serviço semelhante ao que a
polícia vai implantar. Segundo
Watanabe, toda pessoa que perde
um documento ou talão de cheques pode procurar a entidade.
Ao receber a informação, a associação coloca um alerta no sistema. Assim, quando o lojista consulta o SPC para checar se um consumidor que quer abrir um crediário é inadimplente, ele é avisado no caso de alguma restrição.
O consumidor pode avisar a entidade pessoalmente ou por meio
do telefone 0800-111522 (a ligação
é gratuita). Se optar pelo telefone,
que agiliza o processo, a pessoa
precisa, depois, fazer uma confirmação por escrito, levando uma
cópia do boletim de ocorrência até
a sede do serviço, na ladeira General Carneiro, 79, no centro.
(CA)
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