São Paulo, terça, 19 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIOLÊNCIA
Carro utilizado na fuga caiu de viaduto após preso que o dirigia ser baleado por policial na avenida Brasil
Três detentos morrem após fuga no Rio

GABRIELA MICHELOTTI
Enviada especial ao Rio

Três presos foram mortos e quatro ficaram feridos depois de uma fuga de pelo menos 18 detentos da 31ª DP, em Ricardo Albuquerque (zona norte do Rio).
Marcos da Silva Lopes, Leo Vieira e Marcos Aurélio Cataldo foram interceptados pela Polícia Civil quando fugiam pela avenida Brasil em uma camionete Pampa.
Houve troca de tiros e o carro onde eles fugiam caiu de um viaduto. Os três morreram. Outros quatro presos foram baleados e levados ao hospital Carlos Chagas.
Segundo o delegado Joel Costa, a polícia já recapturou outros 15 fugitivos. Mas continuava fazendo buscas nas favelas da região até o final da tarde de ontem.
A fuga começou às 12h30 de ontem, no momento do almoço. Os detentos da cela 15 renderam o único carcereiro da delegacia com armamentos que teriam entrado no local na noite anterior.
Segundo o delegado, as armas teriam sido obtidas por Coimbra, um detento que prestava serviço de faxineiro.
Erica Adriana Ribeiro, 27, visitava seu marido na hora do tumulto. "Havia muitos presos no corredor recebendo visitas. Ouvimos o barulho, os presos arrebentaram o portão da carceragem e fugiram. A sirene começou a tocar e os policiais colocaram a gente para fora."
Três detentos renderam o motorista Josias Andrade Azevedo, que entregava marmitas na delegacia em uma van Sprinter branca, e fugiram no carro.
Mais tarde eles fecharam um Uno verde e obrigaram as quatro ocupantes a sair do veículo.
A motorista do Uno, que se identificou como Denise, disse que um dos presos apontou uma arma para ela e a obrigou a descer. O Uno foi abandonado em Guadalupe (zona norte).
Cataldo, Lopes e Vieira renderam o motorista de uma camionete Pampa vermelha que estava próxima à delegacia.
A camionete foi alcançada na avenida Brasil por agentes da Polícia Civil e houve tiroteio.
Segundo a polícia, Marco Aurélio Cataldo, que dirigia o veículo, foi baleado. O veículo se desgovernou e caiu do viaduto Ricardo de Albuquerque. Os três ocupantes morreram.
Até as 18h, três dos presos que foram levados ao hospital já tinham retornado à delegacia. Só permaneceu internado Manuel Ferreira, baleado no ombro. O ferimento atingiu o pulmão.
Segundo Ferreira, quem planejou a fuga foi Marcos da Silva Lopes, que morreu.
Dirceu Pereira de Paiva e Adriano Silva Santos foram recapturados próximo a uma escola.
Denis Aquino de Oliveira, Luciano Pedro Santos e Genilson de Oliveira foram recapturados em Nova Iguaçu (Baixada Fluminense).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.