São Paulo, quinta, 19 de junho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura de Sorocaba vacina idoso contra gripe

ANDRÉA DE LIMA
da Agência Folha

A Prefeitura de Sorocaba começou ontem a vacinar contra gripe cerca de 5.000 pessoas com mais de 65 anos.
A iniciativa é inédita no Estado, segundo a Secretaria Estadual da Saúde.
De acordo com a secretaria, a vacina antiviral -a gripe é causada por vírus- é prioritária para idosos, que têm maior probabilidade de contrair doenças pulmonares por complicações de gripe.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Vitor Lippi, 38, as complicações pulmonares são a segunda causa de morte de idosos em Sorocaba (a 87 km a oeste de SP). "A vacina, aprovada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), tem 90% de eficiência", disse.
Centro e trinta idosos da instituição Lar São Vicente de Paula foram os primeiros a receber a vacina na cidade. Outros cem idosos, do Lar dos Velhinhos, receberam as vacinas antigripais numa iniciativa recente da empresa Alcoa.
No próximo sábado, a vacinação será aberta ao público nos 25 postos de saúde municipais.
"Vão ter preferência os idosos que já tiveram doenças pulmonares, como pneumonia, bronquite e enfisema pulmonar, os com baixa resistência imunológica e os acamados", afirmou o secretário da Saúde.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.