São Paulo, sexta-feira, 19 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mais de 3.000 já foram infectados

ISABELA SALGUEIRO
DAS REGIONAIS

De acordo com a Coordenação Nacional de Aids do Ministério da Saúde, em todo o Brasil já foram registrados 222.356 casos de pessoas infectadas pelo HIV. Desse total, 3.616 contraíram o vírus em transfusões sanguíneas.
Segundo a assessoria de imprensa, o ministério registra os casos de Aids somente quando a pessoa já apresenta os sintomas clínicos da doença e, em decorrência disso, procura os serviços de saúde.
Os médicos que atendem pessoas com sintomas da doença têm a obrigação de fazer o registro no Ministério da Saúde, que faz a estatística da doença no Brasil.
Nesse número não estão contabilizados os casos de pessoas que são portadoras do HIV, mas ainda não desenvolveram a doença.
Ainda de acordo com a assessoria do órgão, foram registrados, em 2001, três casos de pessoas que desenvolveram a doença após receber transfusões de sangue contaminado pelo vírus. Já em 2000, houve sete casos registrados, contra 15 em 1999.
Do total de infectados, 1.255 são hemofílicos, o que corresponde a 0,56% dos registros. Um dos casos de maior repercussão foi o do cartunista Henrique de Souza Filho, o Henfil. Assim como seus irmãos -o sociólogo Betinho e o compositor Chico Mário, também hemofílicos e portadores do HIV-, Henfil morreu em decorrência da Aids, em 1988.



Texto Anterior: Outro lado: Hemocentro diz não ter culpa por contaminação
Próximo Texto: Unicamp testa nova droga contra vírus
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.