São Paulo, domingo, 19 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Aprendi até a dormir melhor"

da Reportagem Local

Após levar um tombo de uma escada, há cerca de 20 anos, a cozinheira Maria Odete dos Santos, 47 anos, foi avisada por um médico: "Você vai ter problema de dor nas costas no futuro".
A queda afetou a coluna de Odete, como é conhecida, na região do pescoço. Desde então, ela não teve mais sossego. "Faz dez anos que faço tratamento para a dor."
Para aliviar a dor, ela já tomou antiinflamatórios, analgésicos, fez acupuntura e ultimamente tem feito injeções de xilocaína, um anestésico, na coluna.
"Mas uma coisa que ajudou muito foi a Escola de Coluna." Odete disse que, além de aprender o que originava seu problema, nas aulas também ensinaram a maneira correta de se comportar, andar, fazer exercícios e até deitar.
Ela afirma que, após o curso, consegue dormir melhor e sente menos dor. "Mas tem de se policiar muito. Quando chego cansada, me jogo na cama. Se vejo que estou deitada de forma errada, me levanto, dou uma volta, depois sento na cama e deito na posição correta". (RZ)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.