São Paulo, domingo, 19 de setembro de 2004

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CET só prepara campanha após inaugurações

DA REPORTAGEM LOCAL

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) prepara uma campanha para orientar os pedestres sobre a travessia nos corredores de ônibus. A medida se dá depois da inauguração de todos os Passa Rápido previstos para 2004. E ainda nem há data para ela começar.
Maurício Régio, assessor de segurança no trânsito da CET, admite a preocupação com os atropelamentos especialmente no eixo da avenida Ibirapuera, mas diz que "ainda é cedo para tentar caracterizar uma tendência".
"É um reflexo momentâneo da implantação de uma novidade. Mas não dá para controlar todos os atos de cada cidadão", diz Régio, referindo-se ao fato de, dos seis casos, cinco terem tido a displicência dos pedestres.
Segundo ele, a campanha educativa da CET envolverá a distribuição de panfletos.
Mas por qual motivo essa medida preventiva não foi feita junto com as inaugurações? "Foi uma questão de volume de trabalho", limita-se a dizer Maurício Régio.
Ele afirma que, enquanto os panfletos não ficam prontos, a CET vai deslocar funcionários para orientar os pedestres nos trechos mais arriscados. A Folha percorreu na tarde de anteontem os corredores das avenidas Ibirapuera e Guarapiranga por quatro horas -e não deparou com nenhum fiscal para orientar a travessia.
"Era uma obrigação do projeto já ter pensado em evitar esses acidentes", diz Luiz Celio Bottura, consultor em engenharia urbana.
Além do Passa Rápido das avenidas Ibirapuera, Rebouças e Guarapiranga, a prefeitura também entregou ou reformou em 2004 os corredores Rio Bonito, Nove de Julho, Inajar de Souza/Rio Branco e Itapecerica.


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