São Paulo, domingo, 19 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brooklin Velho fez pesquisa própria em 2001

DA REPORTAGEM LOCAL

Por iniciativa dos moradores, o bairro Brooklin Velho, na zona sul de São Paulo, também tem um levantamento de suas árvores. A pesquisa foi feita em 2001, com patrocínio. Mais restrito, o trabalho tem em comum com a pesquisa do IPT a descrição das principais características das árvores.
A pesquisa mostrou que, das 4.242 árvores da região, 3.039 precisavam de tratamento. "Não sabíamos que tínhamos tantas árvores. Em compensação, o fato de que muitas precisavam de tratamento foi uma péssima notícia", diz a presidente da entidade, Regina Monteiro. Pela pesquisa, 586 estavam em boas condições e 617 precisavam ser substituídas.
Com esse dado, a Sabrove (Sociedade Amigos do Brooklin Velho) começou a trabalhar com a subprefeitura de Santo Amaro. "Se algum morador chama a prefeitura para retirar uma árvore, a gente analisa em conjunto, vê se há necessidade ou não, o que pode ser feito em cada caso", diz Monteiro. Há cerca de quatro meses, foi formado um grupo na Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente para discutir questões de arborização.
A associação, agora, quer atualizar os dados de 2001 e implementar projetos que ampliem o verde no bairro. "Também temos conversado com associações do Pacaembu [zona oeste] e de São Mateus [zona leste]", diz o secretário Adriano Diogo.

Reposição
A reposição de árvores não é um processo simples. Nem sempre a nova muda tem condições de crescer. Um exemplo disso em São Paulo ocorreu na gestão de Paulo Maluf (1993-1996), com o programa "1 milhão de árvores".
Ao fim da gestão, segundo a secretaria do Verde e do Meio Ambiente disse na época, das 500 mil árvores que foram plantadas, só 146 mil sobreviveram até o fim da gestão. A atual secretaria não sabe dizer quantas ainda existem.
Na época, Maluf disse que a principal causa da morte das mudas foi o vandalismo.


Texto Anterior: Estudo irá mapear infestação de cupins
Próximo Texto: Instituto ajudará em primeiro censo do verde
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.