São Paulo, domingo, 19 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instituto ajudará em primeiro censo do verde

DA REPORTAGEM LOCAL

Quantas árvores existem em São Paulo? A pergunta ainda não tem uma resposta exata. Há apenas uma estimativa, feita pela prefeitura, de que a cidade tenha 1 milhão de árvores nas ruas, sem contar praças e parques. Onde elas estão distribuídas e quais as espécies predominantes são outras incógnitas. Mas um projeto do IPT ajudará a montar o primeiro censo do verde na cidade.
É um software que, por enquanto, é abastecido com as informações das cerca de 7.000 árvores analisadas na operação Árvore Saudável. A meta é colocar o programa na rede interna da prefeitura para cada subprefeitura cadastrar as árvores de sua região, com informações como localização, espécie, altura, presença de cupins ou fungos e última poda.
Também está em estudo um programa que mostre os dados graficamente. Assim, conforme o sistema fosse abastecido, daria para ver como o verde se espalha no mapa da cidade. "Esse trabalho vai mostrar onde tem árvore e onde não tem. E, provavelmente, as áreas que terão menos são as mais pobres", diz o secretário Adriano Diogo.

Texto Anterior: Brooklin Velho fez pesquisa própria em 2001
Próximo Texto: Programa de reposição falhou
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.