São Paulo, sábado, 19 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chuvas devem ficar 30% acima da média no Sudeste, Norte e Nordeste

ROGER MARZOCHI
da Folha Vale

A previsão de clima, finalizado na última terça-feira pelo CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), em Cachoeira Paulista, indica elevação de 30% no índice pluviométrico nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste até novembro deste ano em comparação à média dos últimos dez anos. No Sul e Centro Oeste, a previsão é que as chuvas sejam 10% abaixo do normal.
O resultado da previsão demonstra que o país está sofrendo a influência do fim do fenômeno climático El Niño, que no ano passado fez com que chovesse 10% a menos que o normal na região Sudeste. A afirmação é do chefe do setor de previsão de clima do CPTEC, Prakki Satyamurty.
Na região Sudeste, na qual estão situados os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o índice pode chegar de 26 mm em setembro até 156 mm em novembro, enquanto que o normal seria de 20mm e 120 mm, respectivamente. No ano passado choveu em média 18 mm em setembro e 100 mm em novembro.
Segundo o pesquisador, no sertão do Nordeste a previsão é de chuvas normais, em média de 10 a 20 mm. "O sertão sempre é muito castigado, diferente de Salvador (BA), por exemplo, que vai ter chuvas 30% acima do normal."
A análise também consolidou a previsão de que o fenômeno La Niña começa a existir na costa do Peru a partir de janeiro de 99. O fenômeno causas efeitos contrários ao El Niño, provocando estiagem no Sul e chuvas no Norte e Nordeste.
A característica marcante da La Niña é o resfriamento das águas do oceano Pacífico equatorial, próximo à costa peruana.
Segundo Satyamurty, em janeiro a tendência é que a temperatura das águas estejam em 23C, dois graus a menos que o normal.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.