São Paulo, terça-feira, 19 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

70% vão aderir, diz associação

DA REPORTAGEM LOCAL

Ao menos 70% das instituições de ensino superior privado do país devem aderir ao Prouni com a publicação do decreto federal regulamentando o conjunto de benefícios oferecidos.
A estimativa é de José Walter Pereira dos Santos, diretor-executivo da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup) e Gabriel Mário Rodrigues, presidente da Associação Brasileira dos Mantenedores de Ensino e reitor da Universidade Anhembi-Morumbi.
"Pela primeira vez, a medida é concreta, efetiva e de repercussão muito grande. Não temos ainda noção do impacto disso na formação educacional dos brasileiros", afirma Santos.
Ele destaca como ponto positivo o fato de o decreto permitir que as vagas ociosas sejam ocupadas e isso poderá triplicar o número de estudantes universitários nos próximos sete anos.
Para Gabriel Rodrigues, o Prouni é interessante porque, ao mesmo tempo em que permite a inclusão social, equaliza as instituições privadas.
"As instituições particulares com fins lucrativos serão as maiores beneficiadas e devem aderir ao programa porque, concedendo a bolsa, elas ficam isentas do pagamento de impostos, que representam cerca de 10% do faturamento anual."
(FERNANDA BASSETTE)


Texto Anterior: Ensino superior: Faculdade pode criar vaga em troca de bolsa
Próximo Texto: Vestibular 2005 é suspenso pela federal do MA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.