São Paulo, quinta-feira, 19 de outubro de 2006

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Legacy fez último contato 1 h antes de bater em Boeing

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Nos registros do centro de controle do tráfego aéreo de Brasília (Cindacta-1), o último contato do Legacy que se chocou com o Boeing da Gol, antes do acidente, foi quando a aeronave estava a 52 milhas náuticas de Brasília -equivalente a cerca de sete minutos, ou aproximadamente 1 hora e 20 minutos antes do choque. O contato foi para um procedimento comum: os pilotos disseram ao centro de controle que estavam a uma altitude de 37 mil pés.
O piloto deu o registro do avião, Legacy N600XL, avisou que estava no nível 370 (37 mil pés), e desejou boa tarde.
O controlador respondeu, pediu que o piloto apertasse o botão de identificação do vôo e desejou boa viagem. Esse botão é o que aciona o código do avião no radar por meio do transponder -aparelho que ficou inoperante após o Legacy passar por Brasília e teria feito funcionar o sistema anticolisão. Segundo o Cindacta-1, a partir de Brasília, os controladores tentaram várias vezes, sem sucesso, alertar a tripulação sobre o problema.
Não há registro de contato entre o Legacy e o centro de controle quando o avião sobrevoou Brasília e deveria, pelo plano de vôo, baixar a altitude de 37 mil para 36 mil pés. A 307 km do local do choque, eles deveriam ter passado para 38 mil pés. O choque foi a 37 mil pés.
Os pilotos dizem que só poderiam baixar com a autorização do Cindacta-1, mas não tiveram contato. Autoridades brasileiras dizem o contrário: que eles teriam de seguir o plano de vôo de qualquer maneira e, sem contato, deveriam acionar um código de emergência.
Ontem, o Comando da Aeronáutica entregou ao ministro da Defesa, Waldir Pires, o material contendo a visualização do vôo do Legacy pelos radares e as tentativas de contato. Também ontem, o chefe da comissão que investiga o acidente, coronel Rufino Antônio da Silva Ferreira, voltou de Ottawa (Canadá), com as informações da caixa-preta do Boeing. Até agora, porém, não foi achado o "voice record", que grava conversas entre os próprios pilotos e entre eles e os centros de vôo.


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