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Legacy fez último contato 1 h antes de bater em Boeing
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Nos registros do centro de
controle do tráfego aéreo de
Brasília (Cindacta-1), o último
contato do Legacy que se chocou com o Boeing da Gol, antes
do acidente, foi quando a aeronave estava a 52 milhas náuticas de Brasília -equivalente a
cerca de sete minutos, ou aproximadamente 1 hora e 20 minutos antes do choque. O contato foi para um procedimento
comum: os pilotos disseram ao
centro de controle que estavam
a uma altitude de 37 mil pés.
O piloto deu o registro do
avião, Legacy N600XL, avisou
que estava no nível 370 (37 mil
pés), e desejou boa tarde.
O controlador respondeu,
pediu que o piloto apertasse o
botão de identificação do vôo e
desejou boa viagem. Esse botão
é o que aciona o código do avião
no radar por meio do transponder -aparelho que ficou inoperante após o Legacy passar por
Brasília e teria feito funcionar o
sistema anticolisão. Segundo o
Cindacta-1, a partir de Brasília,
os controladores tentaram várias vezes, sem sucesso, alertar
a tripulação sobre o problema.
Não há registro de contato
entre o Legacy e o centro de
controle quando o avião sobrevoou Brasília e deveria, pelo
plano de vôo, baixar a altitude
de 37 mil para 36 mil pés. A 307
km do local do choque, eles deveriam ter passado para 38 mil
pés. O choque foi a 37 mil pés.
Os pilotos dizem que só poderiam baixar com a autorização do Cindacta-1, mas não tiveram contato. Autoridades
brasileiras dizem o contrário:
que eles teriam de seguir o plano de vôo de qualquer maneira
e, sem contato, deveriam acionar um código de emergência.
Ontem, o Comando da Aeronáutica entregou ao ministro
da Defesa, Waldir Pires, o material contendo a visualização
do vôo do Legacy pelos radares
e as tentativas de contato. Também ontem, o chefe da comissão que investiga o acidente,
coronel Rufino Antônio da Silva Ferreira, voltou de Ottawa
(Canadá), com as informações
da caixa-preta do Boeing. Até
agora, porém, não foi achado o
"voice record", que grava conversas entre os próprios pilotos
e entre eles e os centros de vôo.
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