São Paulo, sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretores de presídios serão convocados a depor em CPI

CRISTIANO MACHADO
COLABORAÇÃO PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM PRESIDENTE VENCESLAU

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Sistema Carcerário da Câmara dos Deputados decidiu ontem convocar diretores de presídios do oeste de São Paulo, onde estão presos membros da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), a depor em sessão fechada, em Brasília, sobre a ação de quadrilhas no Estado.
A decisão ocorreu após os diretores se recusarem a participar ontem de audiência pública da CPI, em Presidente Prudente (565 km de SP), que contou com carcereiros, promotores, vereadores e prefeitos. Eles alegaram motivos de segurança para não falar em público.
O convite para participação na audiência, recusado ontem, havia sido feito há uma semana. O presidente da CPI, deputado Neucimar Fraga (PR-ES), minimizou a atitude dos diretores. "Não foi uma recusa, mas uma recomendação, pois sabemos o risco a que eles seriam expostos."
Criada para investigar a situação nos presídios brasileiros, a CPI também convocará o preso Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, integrante do PCC. Segundo Fraga, as datas dos depoimentos serão definidas na próxima semana.
Ontem, seis integrantes da CPI visitaram a penitenciária 2 de Presidente Venceslau (620 km de SP) e o CRP (Centro de Readaptação Penitenciária) de Presidente Bernardes (589 km de SP), onde vigora o RDD (Regime Disciplinar Diferenciado), em que presos ficam isolados por 22h diárias, sem direito a visitas íntimas e contatos físicos com parentes e advogados.
Os membros da comissão também ouviram queixas de agentes penitenciários sobre más condições de trabalho. Citaram ainda denúncias de maus-tratos a presos que serão investigadas pela CPI.
A Folha solicitou informações sobre as denúncias à Secretaria da Administração Penitenciária, mas não teve resposta até as 19h30 de ontem.


Texto Anterior: Luciano Huck não reconhece suspeitos de roubar Rolex
Próximo Texto: Para secretário, ação policial no Rio reduz mortes no futuro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.